domingo, 5 de novembro de 2017

Reflexão sobre a reforma

O muro dos reformadores (foto: Mathieu clabaut)

Hoje irei concluir com esse artigo a série sobre a reforma protestante, refletindo nela, principalmente no aspecto religioso, não me focando outros aspectos que a reforma teve.

Antes da reforma havia escuridão, o catolicismo estava muito longe dos padrões bíblicos.
Onde reinava as heresias, autoritarismo eclesiástico, onde havia conchavos entre o Imperador e o papado, onde havia ganância, briga por poder, arrogância, onde era comercializado o "perdão" através das indulgências,  papado, um sistema que achava (e que acha) que possui a chave dos céus, e que podia fazer o que bem entendesse, mesmo que as suas atitudes contrariassem as Escrituras, onde essas era substituída muitas vezes pela Tradição e pelo Magistério, os que procuravam seguir a palavra de Deus eram perseguidos, enfim, a coisa estava muito feia pro lado da igreja católica.

A Igreja Católica não tinha o interesse de traduzir a Bíblia para outras línguas, com alguma ou outra exceção, aliás ela perseguia quem quisesse traduzir a Bíblia, além disso ela chegou ao cúmulo de proibir a leitura das Escrituras por parte de pessoas leigas, proibiu a posse de cópias das Escrituras, só era permitida a versão escrita em Latim, as missas também eram realizadas em Latim,  a maioria do povo não entendia o que estava sendo falado.
Mas o maior erro do catolicismo foi o de não valorizar as Escrituras, e escondê-las do povo, achar que só o clero pode interpretar corretamente a Biblia, na verdade o eles fazem é distorcer vários textos dela, para tentar justificar as suas falsas doutrinas, e agindo segundo seus interesses.
Vários homens vendo isso começaram a se revoltar contra esses e outros abusos da igreja católica, como vimos aqui no blog.
Homens morreram por traduzir a Bíblia para a sua língua.
A reforma veio defender a livre interpretação da bíblia, a leitura dela por pessoas simples.
A reforma cresceu e se espalhou por várias partes da Europa e em outras partes do mundo, levando a Palavra de Deus.
O papado reagiu com a contra-reforma, o objetivo principal eram combater o protestantismo, reafirmando e oficializando heresias no concílio de Trento.
É verdade que nessa contra reforma houve  algumas mudanças positivas, mais a essencia nefasta daquele sistema continuou o mesmo.

O maior legado da reforma foi a expansão da Palavra de Deus, ela foi traduzida para várias línguas, e foi se tornando acessível as muitas pessoas, e a luz do Evangelho resplandeu.
Foi através das Escrituras que foi redescoberta as doutrinas da justificação pela fé e a graça de Deus, elas que nos liberta da falsa religião, da mentira, nos leva a conhecer a Cristo.

Veja também:
Lutero e a reforma protestante

A pré-reforma

A necessidade de uma reforma






Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário bíblico (Tiago 1: 1-18)

O texto a seguir foi extraído do comentário bíblico do Novo Testamento de Matthew Henry em Tiago 1 Versículos de 1 a 11 "O cris...