sábado, 28 de outubro de 2017

A necessidade de uma reforma


A partir do século IV os cristãos deixaram de serem perseguidos pelo império romano e o cristianismo foi legalizado, Constantino diz ter se tornado cristão e passa a influênciar decisões na igreja, como ele não queria desagradar os povos pagãos, elementos destas religiões foram entrando na igreja, e 
estava nascendo uma nova religião, o catolicismo, o estado e a igreja se uniram e isso foi corrompendo a igreja católica, os imperadores romanos tinham muita influência dentro da igreja.
As heresias foram entrando e corrompendo a igreja católica, ao longo de vários séculos; a transubstanciação, o purgatório,  a adoração aos santos e a Maria, sucessão apostólica, penitências, indulgências, oração aos mortos, etc.
A inquisição, e as cruzadas nos mostra que a igreja católica era um sistema perverso e ditador, ela estava muito distante do evangelho.
Do século X ao XVI houve vários papas extremamente ímpios, as suas ações mostram claramente isso, veja uma lista dos seus principais atos perversos; prostituição, libertinagem, incesto, fornicação, torturas, perseguições, assassinatos, massacres, guerras, corrupção, venda de indulgências, paganismo e até homossexualismo.

No próximo artigo veremos a resistência a esse sistema, a pré-reforma e a perseguição aos reformadores.

Veja também:
Lutero e a reforma protestante

A pré-reforma






Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário bíblico (Tiago 1: 1-18)

O texto a seguir foi extraído do comentário bíblico do Novo Testamento de Matthew Henry em Tiago 1 Versículos de 1 a 11 "O cris...