quarta-feira, 4 de outubro de 2017

O pecado e o arrependimento de Davi

O rei Davi viu uma mulher (Bate-Seba) tomando banho (2 Samuel 11.4), ele mandou que a trouxessem e se deitou com ela (2 Sm 11.4), ela engravidou dele e ela mandou avisar a Davi. (2 Sm 11.5), ele manda chamar Urias, que estava na guerra, (esposo da mulher), e fala para ele ir para sua casa, mas ele não vai (2 Sm 11.6,7,8 e 9). Davi então planeja a morte de Urias, ele envia uma carta para Joabe, falando para ele coloca-lo na frente da batalha, onde estava mais violenta, para que ele morresse (2 Sm 11.14-15), e é o que ocorre, Urias morre na batalha. Passado o luto da mulher de Urias, Davi a leva para o seu Palácio e ela tornou-se sua mulher e teve o filho dele  (2 Sm 11.27). O que Davi fez agradou desagradou o Senhor (v.27), então o Senhor envia o profeta Natã para confrontá-lo (2 Samuel 12.1-12), para ilustrar Natan conta uma parábola de um homem rico que pega a cordeirinha de um homem pobre para dar a um viajante (2 Sm 12. 1-4), Davi fica irado com homem rico e fala que ele merecia a morte (v. 5), Natã então fala "você é este homem" (vers. 7) Então Natã fala que o Senhor fala a ele; das consequências que ele teria por causa do seus pecados, (v.10-12), Davi então reconhece os seus pecados e fala "pequei contra o Senhor" (v.13), Natã responde: "O Senhor perdoou o seu pecado se não morrerá" (v.13) e entretanto uma vez que ele insultou o Senhor, o menino (seu filho com Bate-Seba) morreria (v.14) e ocorreu conforme o profeta falou.
Agora iremos refletir no Salmo 51 do 1 ao 10, este Salmo foi escrito por Davi, quando ele se arrepende dos seus pecados. Ele começa o Salmo clamando a misericórdia do Senhor, por seu amor e por sua compaixão, pede que ele apage as suas transgressões, que o purifiquei de seu pecado e o lave de sua culpa (v. 2), ele tem o nobre gesto de reconhecer os seus erros, ele fala "o meu pecado me persegue" (v.3) e isso mostra a culpa que persegue o pecador, e reconhece que pecou contra Deus (v. 4) e que a sua sentença era justa, fala que é pecador desde o seu nascimento (v. 5) que o Senhor deseja a verdade, que ele o ensina a sabedoria (v.6).
Ele continua a sua oração de arrependimento pedindo a Deus que o purifique com hissopo (planta usada nos rituais de purificação, Levítico 14.4,6,49, 51e 52) e continua "lava-me, e mais branco do que a neve serei" (v.7), pede para ouvir de novo a alegria, para que as suas iniquidades sejam apagadas, que o Senhor crie nele um coração novo e um espírito inabalável. (v.10).
Davi foi um homem segundo o coração de Deus (1 Sm 13.14) mas ele cometeu erros, porque era pecador, porém ele agiu de um jeito correto, ele admitiu os seus pecados, se humilhou perante Deus e se arrependeu profundamente, isso fica muito claro nas palavras desse Salmo.
Ele se sente sujo, e realmente é o que o pecado faz, nos torna sujo, e só o Senhor é capaz de nos lavar e purificar "Se confessarmos os nossos pecados ele é fiel e justo para perdoar os pecados, e purificar de toda injustiça (1 João 1.9). Os que creem em Cristo vestiram-se de branco por que foram lavados, tiveram seus pecados lavados pelo Sangue de Jesus (Apocalipse 7.14).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário bíblico (Tiago 1: 1-18)

O texto a seguir foi extraído do comentário bíblico do Novo Testamento de Matthew Henry em Tiago 1 Versículos de 1 a 11 "O cris...