Varios homens começaram a resistir as heresias e abusos da igreja católica, podem ser chamados de pré-reformadores, veremos os principais deles a seguir.
• Berengário (séc. XI), os seus seguidores eram os bereganos
• Pedro Waldo e os Valdenses
Valdo viveu no século XII na França, este passou a pregar, principalmente as Escrituras, os seus seguidores, os Valdenses foram proibidos de pregar, eles davam muito valor as Escrituras, e procuravam viver de acordo com ela, eles traduziram elas para a sua língua, foram perseguidos e excomungados, se refugiaram em montanhas, em seguida foram expulsos e foram para várias partes da Europa.
• John Wycliffe nasceu em Oxford (Inglaterra) no século XIV, ele foi um dos principais pré-reformadores, pregou contra a depravação e contra as heresias papais, Wycliffe traduziu a Bíblia para o inglês.
• John Huss nasceu na Boêmia no século XIV, este foi reitor na universidade de Praga, ele começou a seguir o pensamento de Wycliffe, embora tivesse um certo apoio e respeito das autoridades da Boêmia, isso não foi o suficiente para evitar a sua perseguição e morte pela igreja católica, Huss foi cruelmente torturado e queimado em uma fogueira.
Pouco depois o seu companheiro Jerônimo de Praga foi preso e também morto em uma fogueira.
Os Boêmios que seguiam o pensamento de Huss foram perseguidos, excomungados e mortos.
• Girolando Savonarola (1452 - 1498, Nasceu na Itália.
Era um padre Domiciano, que começou a criticar as imoralidades do clero, defendeu mudanças na igreja católica, pregou contra o papado, e foi excomungado em 1497, em 1498 foi condenado a morte na forca.
As pessoas que procuravam seguir a fé da era apostólica eram perseguidos, tratados como hereges, julgados pela inquisição e mortos.
Estes e outros impetraram a resistência ao sistema papal.
Veja também:
- A necessidade de uma reforma
Sem comentários:
Enviar um comentário