domingo, 24 de setembro de 2017

Somente a graça

Hoje iniciarei a série sobre a reforma protestante falando sobre a Sola Gratia (Somente a graça), um dos cinco principais pontos da reforma protestante.

Graça significa favor imerecido. Quando nós ainda éramos pecadores Cristo morreu por nós (Romanos 8.5), não merecíamos que ele morresse por nós, a salvação é uma dádiva, que nos é oferecida gratuitamente, quando estávamos mortos nas nossas transgressões ele nos deu vida (Efésios 2.5). A graça de Deus é uma incomparável riqueza (Efésios 2.7).
Em (Efésios 2.8-9) fala salvação pela graça, que se dá por meio da Fé, e isso não vem de nós, é um dom de Deus.
E fala também uma verdade que precisa ser pregada e lembrada sempre; que a salvação não é por obras. A Igreja Católica prega a salvação através das obras, ensina que ao cumprir os sacramentos, obedecer o papa e seguir a igreja a pessoa é salva, esquecendo-se que a salvação é pela fé e de graça, que Cristo já pagou o preço pelos nossos pecados lá na cruz, e que não é preciso cumprir rituais ou seguir os dogmas humanos.
O batismo e a "eucaristia" não salvam, caridade também não salva, mesmo que seja importante e devemos praticá-la.
Paulo combate muito o pensamento que havia
judaísmo: pois pensavam que se cumprissem a lei de Moisés eles seriam salvos, ele combate esse pensamento principalmente na carta aos romanos e aos Gálatas. Não é por obras para que ninguém se glorie, para que ninguém chegue e fale que conquistou a salvação por seus próprios méritos, através de suas obras, devemos sim praticar boas obras sim, mas não com o objetivo de conquistar a salvação, as boas obras são consequências da salvação, porque nós somos nova criação para praticá-las (Efésios 2.1)

Tese 3: Sola Gratia ( Da Declaração de Cambridge)

"Reafirmamos que na salvação somos resgatados da ira de Deus unicamente pela sua graça. A obra sobrenatural do Espírito Santo é que nos leva a Cristo, soltando-nos de nossa servidão ao pecado e erguendo-nos da morte espiritual à vida espiritual.
Negamos que a salvação seja em qualquer sentido obra humana. Os métodos, técnicas ou estratégias humanas por si só não podem realizar essa transformação. A fé não é produzida pela nossa natureza não-regenerada."

Veja também:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário bíblico (Tiago 1: 1-18)

O texto a seguir foi extraído do comentário bíblico do Novo Testamento de Matthew Henry em Tiago 1 Versículos de 1 a 11 "O cris...