domingo, 10 de setembro de 2017

Renúncia ao mundo


Então Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-me negue-se a si mesmo tome a sua cruz e siga-me" (Mt 16.24 NVI), quem se dispõe a seguir a Cristo precisa negar a si mesmo, no vers. 25 ele continua: "Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará" (Mateus 16.25).
Naquele tempo havia muita perseguição contra os cristãos, eles eram forçados a negar a sua fé, e no início da igreja os que assumiam publicamente que eram cristãos eram mortos ou perseguidos, como hoje ainda ocorre em alguns países. Quem quiser salvar a sua vida negando a Cristo irá perder a vida eterna, e quem perder a sua vida por causa de Cristo encontrará a vida eterna. "Pois que adianta ao homem ganhar a vida e o mundo inteiro e perder a sua alma" (vers.26) esse texto dá para fazer a seguinte aplicação: "Negar a si mesmo", é preciso negar o nosso eu, os desejos que não agradam a Deus, os prazeres da carne, as ambições pecaminosas, renunciar à vontades perversas, isso deve ser feito não somente no ato da conversão mas deve ser um ato constante em nossas vidas.

versão NVI

Muitas das pessoas estão que estão longe de Deus vivem à procura de prazeres mundanos, principalmente os jovens que falam que "estão aproveitando a vida" ou "curtindo a vida", quem quiser aproveitar a vida vivendo uma vida totalmente contrária aos caminhos do Senhor, irá perdê-la, Jesus se refere a vida eterna (embora muitos percam a vida aqui também por consequência desse "curtir a vida"), muitos vivem totalmente em prol de conquistar as coisas do mundo, buscam freneticamente as riquezas a fama, o sucesso, esquecendo-se  e
do mais importante que é a sua salvação, o que vai adiantar a riqueza, a popularidade, o status, o poder, etc, se você não for salvo, o que vai valer ter vivido para os prazeres dessa vida ? Não há algo mais valioso que a sua alma, por isso Cristo continua:  " Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma ? (n.v. 26), nada daquilo que a pessoa tenha conquistado durante a sua vida poderá comprar a sua alma.
A recompensa para quem escolhe seguir a Cristo não se compara a nada do que você possa ganhar aqui, passar a eternidade no céu com Jesus não tem preço, nada se compara. O melhor caminho a seguir é o de Cristo, ele é estreito e apertado, mas é o melhor caminho, porque o levará para o céu, é fácil andar pelo caminho largo, mais ele é um caminho de morte, ele levará a perdição eterna, e infelizmente muitas estão seguindo por esse caminho (Mateus 7.13-14).
A porta é estreita mas é a que leva a salvação, em João 10.9 Jesus fala que Ele é a porta, e no texto de Lucas 13.25-28 revela que chegará o tempo que essa porta será fechada, assim Ele fala: "Quando o dono da casa se levantar e fechar a porta, vocês ficarão do lado de fora, batendo e pedindo: ' Senhor, abre-nos a porta'. (Lc 13.25). "Ali haverá choro e ranger de dentes" (v.28), ali os perdidos irão se arrepender de não terem entrado pela porta estreita, só que será tarde, por isso o tempo de receber Jesus é hoje, amanhã pode ser tarde demais, para muitos a porta está se fechando, porque estão morrendo sem Cristo.
Só existe esse dois caminhos, o que leva a vida e o outro que leva a morte. Escolha o que leva à vida.
Aquele que não faz renúncia não pode discípulo de Cristo (Lucas 14.33), é preciso renúnciar, seja o que for para seguir a Jesus, por amor a Ele.
A "alegria" passageira que você acha que irá "perder" se receber Jesus não se compara com a verdadeira e eterna alegria que Cristo te dará, aqui e principalmente na eternidade no céu.

                   anúncio
            

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário bíblico (Tiago 1: 1-18)

O texto a seguir foi extraído do comentário bíblico do Novo Testamento de Matthew Henry em Tiago 1 Versículos de 1 a 11 "O cris...