domingo, 8 de outubro de 2017

Somente Cristo

Solus Christus significa somente Cristo, na teologia reformada significa que a salvação é somente através de Cristo, que é uma doutrina bíblica.
A Bíblia mostra a suficiência de Jesus, ele é centro do Evangelho.
Ele é o Messias prometido do Antigo Testamento, onde há várias profecias sobre ele.
Ele é o verbo que se fez carne (João 1.1,14), o Filho Unigênito do Pai e o Cordeiro de Deus, (João 1. 29) que foi enviado para salvar o mundo (João 3.16).
Um texto que mostra claramente a sua suficiência é João 6.68 onde Pedro fala "Senhor para quem iremos ? Tu tens as palavras de vida eterna". Esse texto nos faz refletir o seguinte: para quem precisamos ir ? Será que precisamos ir ao padre, ao papa ? Será que precisa-se ser devoto de Maria (ou do ídolo que os católicos criaram) ?
ou de algum outro "santo" ?  Pra onde iremos nós ? Será que se precisa ir a Canindé, a Juazeiro Aparecida, Belém, etc ? Só Cristo tem as palavras de vida eterna.
Ele é o único mediador entre Deus e os homens
Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, (I Timóteo 2.5 NVI)
Não há salvação em nenhum  outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos". (Atos 4.12 NVI)
Há muito tempo a Igreja Católica não cultua a Cristo do jeito que ele merece, eles colocaram Maria na frente de Jesus e se tornaram Mariocêntricos, colocam o Papa como cabeça, como "vigário", o que é outra heresia. Cristo é a cabeça da verdadeira igreja (Efésios 5:23) (Colossenses 1.18). Ou dão muitas vezes uma importância maior a própria igreja católica, chegando ao ponto de afirmar que "fora da igreja católica não há salvação".
Ninguém pode por outro alicerce a não ser Cristo (1 Coríntios 3:11). Boas obras não salvam (Efésios 2.8-9), sacramentos também não, só Cristo salva.
Ele é a porta (João 10.7) a única porta, ele é o bom pastor (João 10.11) que dá a vida pelas ovelhas, Ele é o caminho, a verdade, e a vida (João 14.6), a videira (João 15.1-6).
Ele é o Sumo Sacerdote perfeito e eterno que intercede por nós (Hebreus 7.23-28) a pedra angular (principal) (1 Pedro 2.6-8), o Primeiro e o Último (Apocalipse 1.17).
Em Apocalipse 5.1- 5 temos um relato que reforça a suficiência de Cristo: Havia um livro em forma de rolo selado com sete selos (Apocalipse 5.1) e o Anjo poderoso clamava "Quem é digno de romper os selos e de abrir o livro ?" (Ap 5.2) e não havia ninguém, nem no céu nem na terra, nem debaixo da terra que pudesse abrir o livro ou sequer olhar para ele (Ap 5.3 NVI), e João chorava muito por isso, (v.4) e um dos anciãos fala para ele: "Não chore ! Eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi venceu para abrir o livro e os seus sete selos (Ap 5.5).
Só ele foi digno, porque só ele venceu a morte para nos salvar.

Veja também:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário bíblico (Tiago 1: 1-18)

O texto a seguir foi extraído do comentário bíblico do Novo Testamento de Matthew Henry em Tiago 1 Versículos de 1 a 11 "O cris...