quinta-feira, 19 de outubro de 2017

A Ceia do Senhor

Hoje falaremos sobre a Ceia do Senhor (Santa Ceia). No Antigo Testamento vemos um gesto figurado do que seria a Ceia do Senhor: Melquisedeque, que era um protótipo de Cristo, trouxe Pão e Vinho e abençoou Abraão (Gênesis 14.18-19).
A instituição da Ceia do Senhor foi feita por Jesus, na Páscoa, pouco antes dele ser preso, ele envia Pedro e João para preparar a refeição da Páscoa (Lucas 22.8) e os orienta a respeito do lugar onde se realizaria (Lc 22.10-12), e então prepararam a Páscoa (vers. 13), Jesus e os seus Apóstolos reclinaram sobre a mesa (vers. 14), ele aguardava ansiosamente aquele momento (v.15), porque era a última Páscoa antes dele morrer, só voltaria a comer dela (v.16) e beber do fruto da vide com os seus discípulos no reino de Deus (v.18). Ele pega o cálice e o pão, dá graças e entrega aos Apóstolos, para que eles dessem aos outros.
Ele reparte o pão, e fala: "isto é o meu corpo que é dado em favor de vocês façam isto em memória de mim" (Lucas 22.19), depois do mesmo jeito tomou o cálice dizendo "Este Cálice e a nova aliança no meu sangue derramado em favor de vocês" (Lc 22.20).
 Na igreja da cidade de Corinto estava ocorrendo problemas nas reuniões da Ceia e Paulo escreve os repreendendo (1 Coríntios 11.17-34) lá estava ocorrendo dissensões (v.18), cada um estava comendo a sua própria ceia e não estavam esperando pelos outros, com isso uns ficaram com fome e outros se embriagavam (vers. 21)
Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha. (1 Coríntios 11.26)
A Ceia serve para nos lembrar do sacrifício de Cristo, da entrega do seu corpo e sangue, é um memorial, que anuncia a morte do Senhor Jesus até a sua volta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário bíblico (Tiago 1: 1-18)

O texto a seguir foi extraído do comentário bíblico do Novo Testamento de Matthew Henry em Tiago 1 Versículos de 1 a 11 "O cris...