domingo, 22 de outubro de 2017

Somente as Escrituras

Tua Palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho! (Salmos: 119. 105 KJA*)

Jesus, porém, afirmou-lhe: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’”.  (Mateus 4.4 KJA)

A Palavra do Senhor é a verdade (Jo 17.17), as Escrituras testemunham de Cristo (Jo 5.38). A Palavra é viva e eficaz (Hebreus 4.12)

Porque desde a infância sabes as Sagradas Letras que têm o poder de fazer-te sábio para a salvação, por intermédio da fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver;  (2 Timóteo 3.15-16 KJA)

Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, porquanto, jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens santos falaram da parte de Deus, orientados pelo Espírito Santo. (2 Pedro 1.20-21)
A Escritura é livre de erros, nos podemos confiar plenamente nela.
Paulo e Silas foram para Beréia (Atos 17.10) pregar o evangelho, e:
Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, porquanto, receberam a mensagem com vívido interesse, e dedicaram-se ao estudo diário das Escrituras, com o propósito de avaliar se tudo correspondia à verdade. (Atos 17.11)

Já vi vários católicos falarem,(principalmente nas redes sociais), que a Sola Scriptura não tem base bíblica, mas isso não é verdade, você acabou de ver vários versículos bíblicos que mostram a importância das Escrituras, o que não tem base bíblica é o Magistério e as tradições católicas.
A igreja Romana se desviou da Palavra do Senhor, e inventou falsas doutrinas, que contráriam as Escrituras. Quando não se tem a Bíblia como única regra de fé, abre se um espaço para que as heresias prevaleçam, e isso ocorreu com a igreja católica, pois lá a bíblia não foi colocada em 1° lugar, ela é apenas uma das bases do catolicismo, e lá a Bíblia é distorcida e interpretada muitas vezes de forma errada, tentando justificar os seus erros doutrinários, além de terem acrescentado a ela sete livros apócrifos. O Magistério e a Tradição ocupam um grande espaço dentro do catolicismo, segundo o catecismo católico o Magistério é responsável por interpretar a Escritura e só ele pode fazê-lo corretamente, o que é uma tremenda heresia, dá-se a eles um valor igual ou até superior ao das Escrituras, veja o que o catecismo fala:
[95] "Fica, portanto, claro que segundo o sapientíssimo plano divino, a Sagrada Tradição, a Sagrada Escritura e o Magistério da Igreja estão de tal modo entrelaçados e unidos que um não tem consistência sem 
os outros" [...]. Que heresia ! falar que a Bíblia não tem consistência sem o Magistério ou sem a "Sagrada Tradição", o que não tem consistência são as doutrinas baseadas em tradições humanas.

A Reforma veio com o propósito de retomar a centralidade das Escrituras, e voltar ao ensino apostólico.
Mas a igreja católica rejeitou, fazendo o contrário, e no concílio de Trento (1545-1563 ) foi oficializado a crença que a Tradição tem o mesmo valor que as Escrituras, além de acrescentar oficialmente os livros apócrifos a suas bíblias.

A Bíblia deve ser a base da nossa fé, nela contém a vontade de Deus para o homem, tento ela como única regra de fé, não seremos enganados por falsas doutrinas.

*King James Atualizada

Veja também:





Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário bíblico (Tiago 1: 1-18)

O texto a seguir foi extraído do comentário bíblico do Novo Testamento de Matthew Henry em Tiago 1 Versículos de 1 a 11 "O cris...