terça-feira, 11 de julho de 2017

O culto aos "santos"

Quando questionados sobre a adoração de imagens que há no catolicismo, muitos católicos praticantes afirmam que não adoram as imagens, que apenas as veneram, e falam que venerar é diferente de adorar.
Só que venerar é um sinônimo de adorar.

Adorar significa:
Prestar culto a, reverenciar, amar muito, venerar. (Lat. adorare)

E veneração: Ato ou efeito de venerar, reverência, culto; preito. (Do lat. veneratio)

O próprio catecismo católico usa o verbo venerar ao se referir a idolatria, veja:

(Parágrafo 2113) A idolatria não diz respeito somente aos falsos cultos do paganismo. Ela é uma tentação constante da fé. Consiste em divinizar o que não é Deus. Existe idolatria quando o homem presta honra e veneração a uma criatura em lugar de Deus [...] [2]

Eles falam que o culto que eles prestam aos "santos" não é o mesmo que é prestado a Deus, e que veneram os "santos" no sentido de honrar, de respeitar, reverenciar, homenagear.
Só que na verdade o que ocorre na prática a maioria das vezes é a adoração da criatura no lugar do criador, quase todos os católicos praticantes tem o seu "santo" de devoção,  pedem milagres a eles, fazem promessas, rezas, novenas, louvam, e fazem muitas outros coisas que os exaltam.
Eles falam também que adoram a Deus por meio das imagens, esse conceito não é bíblico e contraria as Escrituras Sagradas.
O culto aos "santos" não é bíblico, e não há na bíblia nenhuma recomendação para que se reverencie os que se foram.

O Senhor deixou bem claro em Êxodo 20: 4-5 que não se deve fazer ídolos (imagens) para prestar culto a eles.

Quando um mestre da lei pergunta a Jesus qual era o maior mandamento e Ele fala:
Respondeu Jesus: "O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. 
Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças'.
(Marcos 12: 29-30) NVI

Como se pode se amar com todo o nosso ser, se essas devoções roubam o lugar de Deus na vida das pessoas ?

Os verdadeiros santos não quiseram glória para si mesmos, e muito menos aceitaram adoração, veja exemplos:

Quando Pedro ora em nome de Jesus e o aleijado é curado e os judeus ficaram admirados, Pedro fala o seguinte:
Vendo isso, Pedro lhes disse: "Israelitas, por que isto os surpreende? Por que vocês estão olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem andar por nosso próprio poder ou piedade? [...] (Atos 3: 12)
E no versículo 16
"Pela fé no nome de Jesus, o Nome curou este homem que vocês vêem e conhecem. A fé que vem por meio dele lhe deu esta saúde perfeita, como todos podem ver."

Veja a reação que Pedro teve quando Cornélio se próstata aos seus pés e o adora:

Quando Pedro ia entrando na casa, Cornélio dirigiu-se a ele e prostrou-se aos seus pés, adorando-o. 
Mas Pedro o fez levantar-se, dizendo: "Levante-se, eu sou homem como você". (Atos 10: 25-26)

Paulo e Barnabé estavam pregando em Listra, Paulo cura um aleijado e então a multidão pensaram que eles eram deuses, e quiseram até oferecer sacrifícios a eles (veja Atos 14: 8-18).
Veja parte da fala deles:
"Homens, por que vocês estão fazendo isso? Nós também somos humanos como vocês. Estamos trazendo boas novas para vocês, dizendo-lhes que se afastem dessas coisas vãs e se voltem para o Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há. (Atos 14:15)

E nem a anjos se deve adorar ou prestar culto:

Eu, João, sou aquele que ouviu e viu estas coisas. Tendo-as ouvido e visto, caí aos pés do anjo que me mostrou tudo aquilo para mim, para adorá-lo. 
Mas ele me disse: "Não faça isso! Sou servo como você e seus irmãos, os profetas, e como os que guardam as palavras deste livro. Adore a Deus! " (Apocalipse 22: 8-9)

Veja também:

Bibliografia:
[1] Catecismo da igreja católica

Oa versículos são da bíblia NVI


       anúncio
   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário bíblico (Tiago 1: 1-18)

O texto a seguir foi extraído do comentário bíblico do Novo Testamento de Matthew Henry em Tiago 1 Versículos de 1 a 11 "O cris...