domingo, 30 de julho de 2017

Pedro foi o primeiro papa ?


Os católicos creem que Pedro foi o primeiro papa, a igreja romana ensina que o papa é o sucessor do Apóstolo Pedro, e que Pedro foi bispo de Roma,  além disso eles acreditam que o papa é infalível nas questões de fé.
(882) O Papa, Bispo de Roma e sucessor de São Pedro, "é o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade, quer dos Bispos, quer da multidão dos fiéis" "Com efeito, o Pontífice Romano, em virtude de seu múnus de Vigário de Cristo e de Pastor de toda a Igreja, possui na Igreja poder pleno, supremo e universal. E ele pode exercer sempre livremente este seu poder [CIC]
Vejamos agora através da Bíblia que Pedro não foi papa e que Jesus não o constituiu como "vigário", Pontífice Romano, e nem deu a ele poder supremo, pleno e universal sobre a igreja.
Um texto que muito usado para defender a primazia de Pedro é texto de Mateus 16:18-19:
A Bíblia em nenhum momento coloca Pedro como líder supremo da igreja e nem dos Apóstolos.
Ele era tido como uma das colunas (Gl 2:9) junto com Tiago e João.
Paulo repreendeu Pedro pois ele estava agindo como gentio, só que se afastava dos gentios quando os Judeus chegaram, temendo os que eram a favor da circuncisão dos gentios que se convertiam, Paulo então repreendeu Pedro.
Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe face a face, porque se tornara repreensível.
(Gálatas 2:11)
Pedro não estava agindo conforme o evangelho, e Paulo teve que repreendê-lo.
Este texto mostra que: primeiro, Pedro não tinha poder supremo sobre os outros apóstolos, e segundo que, ele não era infalível.
O que serviu como base para julgar como errada a atitude de Pedro e dos outros foi a doutrina do evangelho da graça (que o homem é justificado através da fé em Cristo e não pelas obras da lei). A sã doutrina é superior até mesmo aos apóstolos, pois estes são suscetíveis a errar, e Pedro não estava acima da doutrina do evangelho, (isso não se aplica a Escritura pois ela é inerrante, pois foi divinamente inspirada).
Pedro foi um grande apóstolo, teve um papel importante no início da Igreja e na expansão do evangelho, mas não foi dado a ele a primazia, e nem a ele foi delegado para ser chefe de toda a Igreja.
Jesus é a única cabeça da Igreja verdadeira (Efésios 1:22).
Pedro nunca foi bispo de Roma, essa é outra invenção que não tem nenhuma base bíblica.
Os textos bíblicos usados são da JFA Revisada e Atualizada (Bíblia livre)
[CIC] Catecismo da igreja católica
   anúncio
   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário bíblico (Tiago 1: 1-18)

O texto a seguir foi extraído do comentário bíblico do Novo Testamento de Matthew Henry em Tiago 1 Versículos de 1 a 11 "O cris...