sábado, 1 de julho de 2017

Deus proíbe a idolatria


Êxodo 20: 1-6
1 - E Deus falou todas estas palavras:
2 - "Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. 
3 - "Não terás outros deuses além de mim. 
4 - "Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. 
5 - Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, 
6 - mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos. (NVI)


Este foi o primeiro mandamento que Deus deu ao seu povo no monte Sinai, "Não terás outros deuses além de mim".

Deus exige exclusividade na adoração, o povo não deveria servir outros deuses, porque só Deus é Senhor:
"Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor." (Dt 6:4)
Os "deuses" não existem, são obras das mãos dos homens (Veja Isaías 37:19)

"Portanto, em relação ao alimento sacrificado aos ídolos, sabemos que o ídolo não significa nada no mundo e que só existe um Deus." ( 1 Coríntios 8: 4).

Um ídolo não pode ser apenas uma imagem que alguém adora, um ídolo pode ser qualquer coisa que a pessoa coloca no lugar de Deus, como por exemplo o dinheiro, veja o que Jesus falou:
"Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará ao outro, ou se dedicará a um e desprezará ao outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro". (Lucas 16: 13)

Deus proíbe a fabricação de qualquer imagem para ser cultuada, ou servida.

"No dia em que o Senhor lhes falou do meio do fogo em Horebe, vocês não viram forma alguma. Portanto, tenham muito cuidado, para que não se corrompam e não façam para si um ídolo, uma imagem de qualquer forma semelhante a homem ou mulher, ou a qualquer animal da terra, ou a qualquer ave que voa no céu, ou a qualquer criatura que se move rente ao chão ou a qualquer peixe que vive nas águas debaixo da terra. (Dt 4: 15-18)

Veja o que Cristo responde ao ser tentado pelo inimigo a adorá-lo: (Ele citou Deuteronômio 6: 13)
Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’".

Só a Deus devemos glorificar:
"Eu sou o Senhor; esse é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor. (Isaías 42: 8)

• consequências da idolatria

Na bíblia há vários relatos de pessoas que foram idólatras, em várias ocasiões pessoas do povo de Israel pecaram contra o Senhor adorando ídolos, e isso trouxe o castigo sobre estas pessoas.
Deus derramou a sua ira sobre o povo de Israel porque eles serviam a ídolos (Veja Jeremias 41: 2-6).

Oa idólatras não herdarão o Reino de Deus (1 Coríntios 6: 9-10), não entrarão na nova Jerusalém (Apocalipse 22:15), e eles irão para o lago de fogo (Apocalipse 21:8).

Nenhum homem, anjo ou qualquer outra criatura deve ser adorada, só a Deus devemos adorar, só Ele é digno de toda honra e glória.


      anúncio
  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário bíblico (Tiago 1: 1-18)

O texto a seguir foi extraído do comentário bíblico do Novo Testamento de Matthew Henry em Tiago 1 Versículos de 1 a 11 "O cris...