quarta-feira, 28 de junho de 2017

A alegria da volta do povo de Deus

Salmos 126
1 - Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho. 
  2 - Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: "O Senhor fez coisas grandiosas por este povo". 
3 - Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres. 
4 - Senhor, restaura-nos, assim como enches o leito dos ribeiros no deserto. 
 5 - Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. 
6 - Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes de

Olá, hoje iremos refletir um pouco no salmo 126.

• Contexto histórico
O povo de Israel quebrou a aliança que ele tinha feito com Deus, desobedecendo-o, principalmente cometendo o pecado da idolatria, servindo outros deuses, e por isso o Senhor se irou contra o povo, muitos morreram, e um resto do povo foi levado para o cativeiro na Babilônia, e lá passou 70 anos.
Então Deus trouxe o povo para Jerusalém (Sião).

• Reflexão
Esse salmo relata a emoção dessa volta. Aquele momento foi de muita alegria para eles, o salmista o compara com um sonho, as suas bocas se encheram de riso e cantaram.
Aquilo que o Senhor realizou tornou se notório às outras nações de modo que o povo destas nações falavam "grandes coisas o Senhor fez por este povo", (v. 2) e é por esse motivo eles estavam alegres, e em seguida (v. 4) ele ora pela restauração deles.
Em seguida ele fala que os que semeiam com lágrima irão colher com alegria.

Esse fala da alegria de voltar para a sua terra, embora tenha tenha se passado 7 décadas e muitos dos que saíram já houvessem morrido, era uma alegria voltar para a terra de seus antepassados, e aqueles que ainda eram criança quando saíram puderem voltar, era também para eles um momento alegre.
O Senhor usou de misericórdia para com o povo e agiu para que eles pudessem voltar e esse salmo nos mostra a superação, a vitória sobre a tristeza.
O povo errou e por isso foram exilados, foi um momento muito triste ao sair da sua terra, além da tristeza de ver a sua cidade incendiada e destruída, porém o Senhor restaurou a esperança do povo de Israel.

Se você, por algum motivo vive na tristeza, renda se aos pés do Senhor, só ele pode restaurar o seu sorriso e lhe dar a alegria verdade, e lhe tirar dessa tristeza.


anúncio

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário bíblico (Tiago 1: 1-18)

O texto a seguir foi extraído do comentário bíblico do Novo Testamento de Matthew Henry em Tiago 1 Versículos de 1 a 11 "O cris...