domingo, 23 de julho de 2017

A Igreja que Jesus fundou é a católica ?

A igreja católica romana afirma ser a única Igreja que Jesus fundou.

(816) "A única Igreja de Cristo (...) é aquela que nosso Salvador depois de sua Ressurreição, entregou a Pedro para que fosse seu pastor e confiou a ele e aos demais Apóstolos para propagá-la e regê-la... Esta Igreja, constituída e organizada neste mundo como uma sociedade, subsiste na ( "subsistit in") Igreja Católica governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele[a11] " [1]

Veja o conceito bíblico de Igreja na bíblia.
A Igreja é o conjunto de todos que creem em Cristo Jesus.
- É o povo de Deus
Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. (1 Pedro 2:5)
A palavra igreja vem do grego eklessia, e significa os chamados para fora (ou assembleia) e é usada em dois sentidos.
A igreja universal, que é feita de todos os salvos de todas as épocas e lugares, e a igreja local que é um conjunto de crentes de um determinado lugar.

Vejamos agora o porque a igreja católica não é a igreja que Jesus fundou:
É só comparar doutrinas da igreja católica com as da Igreja verdadeira descrita no novo testamento.
Primeiro, Pedro não era papa, aliás, Jesus não institui o papado. Cristo é a cabeça da Igreja verdadeira, a Igreja de Cristo não tem sede em Roma (não é romana), aliás ela não tem uma única nacionalidade, ela é universal, a Igreja de Jesus não tem sucessão apostólica, não acreditavam no purgatório, ele criam que o sangue de Jesus purifica de todo pecado (1 João 1:9) não faziam imagens para adorar, Maria não era considerada mãe da igreja, e ela não era adorada, não a tratavam como Rainha, Senhora, etc, ela era apenas um membro da Igreja (At 1:14), não faziam missa, eles não criam que o pão e o vinho se tornava o corpo e sangue de Jesus (a transubstanciação), a Ceia do Senhor era apenas um memorial da morte de Cristo, não havia padre (sacerdote), não havia celibato na verdadeira Igreja, era até recomendável que os bispos/presbíteros fossem casados (1 Tm 3:2, 4-5), não havia a prática das indulgências, crianças não eram batizadas obrigatoriamente (a bíblia não cita nenhum batismo de crianças), não havia 7 sacramentos, os Apóstolos só cumpriam as ordenanças que estão na bíblia, não havia a confissão obrigatória a um líder da Igreja, não existia o Magistério, e várias outras práticas.

A igreja católica se desviou do cristianismo quando colocou a sua "tradição" acima da Palavra de Deus, e quando deixou se influenciar pelo poder e pelas riquezas, a história mostra bem isso.

Conclusão:
A igreja católica apostólica romana não é a Igreja que Jesus fundou, 
nenhuma denominação pode afirmar isso. A Igreja de Cristo é invisível e universal, todos os que creem em Cristo Jesus verdadeiramente fazem parte da Igreja que Jesus fundou, não importa o lugar do mundo onde ela esteja ou a sua denominação cristã, todos os que seguem a Cristo é um membro da sua Igreja.


[1] Catecismo da igreja católica

Veja o artigo do Got questions:


      anúncio
   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário bíblico (Tiago 1: 1-18)

O texto a seguir foi extraído do comentário bíblico do Novo Testamento de Matthew Henry em Tiago 1 Versículos de 1 a 11 "O cris...