quarta-feira, 5 de julho de 2017

Cristo: o Sumo sacerdote perfeito


Hebreus 7: 22-28

22 - Jesus tornou-se, por isso mesmo, a garantia de uma aliança superior. 
23 - Ora, daqueles sacerdotes tem havido muitos, porque a morte os impede de continuar em seu ofício; 
24 - mas, visto que vive para sempre, Jesus tem um sacerdócio permanente. 
25 - Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles. 
26 - É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus. 
27 - Ao contrário dos outros sumos sacerdotes, ele não tem necessidade de oferecer sacrifícios dia após dia, primeiro por seus próprios pecados e, depois, pelos pecados do povo. E ele fez isso de uma vez por todas quando a si mesmo se ofereceu. 
28 - Pois a Lei constitui sumos sacerdotes a homens que têm fraquezas; mas o juramento, que veio depois da Lei, constitui o Filho, perfeito para sempre. (NVI)

O autor de Hebreus está falando da superioridade do sacerdócio de Cristo em relação aos sacerdotes da antiga aliança, nos versículos anteriores ele vem falando da semelhança do sacerdócio de Cristo com o de Melquisedeque, e sobre a profecia feita em Salmos:

O Senhor jurou e não se arrependerá: "Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque". (Salmos 110: 4)

Na carta aos Hebreus Jesus é apresentado com Sumo sacerdote, Cristo é a garantia de uma aliança superior, ou seja, da nova aliança.

O autor fala dos sacerdotes antigos, veja este  texto, ele dá um bom significado da atividade  que o sacerdote exercia:
"Todo sumo sacerdote é escolhido dentre os homens e designado para representá-los em questões relacionadas com Deus e apresentar ofertas e sacrifícios pelos pecados."
(Hebreus 5: 1)

O sacerdote era o responsável por os sacrifícios e ofertas, ele oferecia por ele e pelo povo.
Os sacerdotes da antiga aliança foram vários, porque morriam, e não poderiam continuar o seu trabalho. Cristo não é como eles, porque vive eternamente, e o seu sacerdócio é eterno, e é por Ele então que se pode chegar ao Senhor, porque Ele o grande intercessor junto ao Senhor. Jesus é o Sumo Sacerdote perfeito, puro, sem pecado, ao contrário do outros sacerdotes, Ele ofereceu a si mesmo como sacrifício perfeito e único, anteriormente era que necessário que se oferecessem sacrifícios frequentemente, hoje não é preciso mais oferecer sacrifícios, porque Cristo já morreu pelos nossos pecados.

Vá até Deus, apresente-se a Deus por meio de Cristo, Ele é o sacerdote perfeito, e que intercede junto a Deus por nós, não se pode ficar pedindo a intercessão de pessoas que já morreram.


     anúncio
  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário bíblico (Tiago 1: 1-18)

O texto a seguir foi extraído do comentário bíblico do Novo Testamento de Matthew Henry em Tiago 1 Versículos de 1 a 11 "O cris...