domingo, 28 de maio de 2017

Heresias sobre Maria


Existem muitos falsos ensinos e títulos indevidos dados, entre os quais eu irei destacar os principais.

• Virgindade perpétua
É a falsa doutrina que a igreja romana ensina que afirma que Maria continuou virgem para sempre, claro que isso é mentira pois ela teve outros filhos além de Jesus.

• Imaculada Conceição
Erroneamente é ensinado que Maria foi preservada da mancha do pecado desde a sua concepção, que ela nasceu sem pecado.
Todos pecaram: 

Romanos 3:23
pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,

Maria também pecou, o único homem que não pecou foi Jesus, outro texto bíblico está escrito em Lucas 2: 24 que narra o fato de Maria ter ido oferecer sacrifício no templo, ela e o seu esposo ofeceram oferta pelo pecado, como está escrito na lei, em Levítico 12: 6-8, portanto Maria era pecadora, e necessitada da graça de Deus para ser salva.


• A assunção 
 É um outro falso ensino da igreja católica é o que ensina que Maria foi assunta (subiu) ao céu em corpo e alma, isso não está na bíblia, só quem foi elevado ao céu foi Cristo.

• Mãe de Deus
É um erro chamar Maria de "Mãe de Deus", pois Deus é eterno e não teve mãe, embora  os católicos não digam que Maria criou Deus, usar o nome mãe é um erro porque mãe significa aquela que criou, que gerou,  este é um título é um equívoco, pois a Bíblia não nomeia ela  assim, Jesus é Deus, só que Maria não deve ser chamada mãe de Deus.

• Intercessora
Na bíblia não há sequer um caso de cristãos pedindo que os santos que já morreram intercedam pelos que estão vivos. Jesus é o perfeito sacerdote, Ele 
 intercede por aqueles que por Ele se chegam
a Deus (Hebreus 7:25).

•  O uso de imagens (ícones e estátuas)
É muito comum o uso de imagens representando (ou supostamente) Maria, elas estão por aí, na forma de grandes estátuas, e em vários tamanhos, nas casas e em vários lugares.
Deus proíbe a fabricação de imagens para serem cultuadas (Veja Êxodo 20: 4-5).

• Orações
Muitos fazem orações (ou rezam) a Maria ("Nossa Senhora") por várias coisas, fazem promessas e etc. Só a Deus deve-se orar, porque a oração é um tipo de adoração, e além disso Maria está morta, e Deus proíbe a evocação dos mortos.

• Apocalipse 12
No texto onde relata a mulher e o dragão (Apocalipse 12: 1-17) os católicos acham que a mulher vestida de sol e com a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa sobre a sua cabeça é Maria. O livro de apocalipse usa muito o simbolismo, Na  verdade a mulher é um símbolo da nação de Israel, a coroa de doze estrelas simboliza as doze tribos de Israel.

• Devoção
Muitas pessoas são devotas de "Maria", é enorme a quantidade de títulos dados a ela, as ladainhas que se cantam por exemplo  
chega a 50.*

• "Senhora"
Existem mais de 1 100 nomes* para "Nossa Senhora" (como ela é chamada principalmente pelos católicos.
A Bíblia nunca nomeia Maria assim. Deus é o único Senhor. Jesus fala que ninguém pode servir a dois senhores.

Existem outros títulos dados a Maria como: "Rainha do céu", "Mãe de todos",  " Mãe da Igreja ", soberana, medianeira, etc.


Estes falsos ensinos  sobre Maria e os títulos que exaltam ela não têm fundamentos bíblico, eles são baseados em tradições humanas, e a nossa fé não deve se basear em tradições humanas, e sim nas Sagradas Escrituras.

Para concluir deixo esta breve reflexão:
Maria foi um exemplo de mulher, temente a Deus, ela precisou ser salva porque era pecadora, ela falou assim

Então disse Maria: "Minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador". (Lucas 1: 46-47)

Maria não deve ser louvada ou venerada, Deus fala que não dá o seu louvor a ninguém:
"Eu sou o Senhor; esse é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor. (Isaías 42:8  NVI)
Devemos servir a Deus, que é o criador e não a Maria ou outros " santos" que são apenas criaturas.
"Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém." (Romanos 1:25)


* Fonte: Wikipédia




anúncio

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário bíblico (Tiago 1: 1-18)

O texto a seguir foi extraído do comentário bíblico do Novo Testamento de Matthew Henry em Tiago 1 Versículos de 1 a 11 "O cris...