domingo, 7 de maio de 2017

Práticas que Deus abomina


Hoje iremos ver o texto de Deuteronômio 18. 9-14

Este texto que iremos estudar é um trecho da lei que Deus entrega ao povo de Israel.

Dt 18:9-14 (NVI)
9. Quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam. 
10. Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou dedique-se à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria 
11. ou faça encantamentos; que seja médium ou espírita ou que consulte os mortos. 
12. O Senhor têm repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês. 
13. Permaneçam inculpáveis perante o Senhor, o seu Deus. 
14. As nações que vocês vão expulsar dão ouvidos aos que praticam magia e adivinhação. Mas, a vocês, o Senhor, o seu Deus, não permitiu tais práticas.

Deus adverte o povo a não imitar as práticas repugnantes (em outras versões usa-se a palavra abominação) dos povos da terra prometida, quando eles entrarem nela, são as práticas que veremos a seguir:

• Sacrifícios dos filhos
Ou seja, naquelas nações haviam pessoas que queimavam os seus próprios filhos aos "deuses" (idolatria), e possivelmente em rituais ligados as outras práticas descritas no texto.


• Feitiçarias, magia, encantamentos
Deus abomina estas práticas de rituais, conhecida também como a macumba. E proíbe que haja mágicos entre o seu povo.
As consequências são: desgraças, (Isaías 47:9).
Os feiticeiros não herdarão o Reino de Deus;
Gálatas 5: 19-21
"Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. "

O lugar dos feiticeiros será no lago de fogo:
Apocalipse 21: 8
Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte". 



• O Senhor proibe existência de médiuns e as práticas do Espiritismo e da consulta aos mortos.
Evocar mortos é proibido pelo Senhor. Saul foi até uma mulher que consultava os mortos (1 Samuel 28: 7-24) e por causa desse pecado Saul morreu (1 Crônicas 10: 13-14).

• Adivinhação, presságios
São pessoas que falam que adivinham o futuro, um exemplo é os astrólogos e que jogam cartas de tarô, e coisas do tipo. Os espíritos imundos agem nos  adivinhos (veja Atos 16:16-18).
(Essa proibição também vale para os presságios ou agouros).

O Senhor reprova a prática destas coisas e isso provoca a sua ira (II Crónicas 33:6;  2 Reis 21:6). Por causa das abominações cometidas por esses povos é que o Senhor os condenou a destruição.

Se você vive nestas práticas, Deus tem o perdão para aqueles que se voltam para Ele, venha para Jesus Ele pode te libertar das trevas e te levar para a sua luz, e você será livre destas coisas.

7/5/2017


anúncios
Banner

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário bíblico (Tiago 1: 1-18)

O texto a seguir foi extraído do comentário bíblico do Novo Testamento de Matthew Henry em Tiago 1 Versículos de 1 a 11 "O cris...