domingo, 27 de agosto de 2017

A vida do Apóstolo Paulo (parte 1)

texto da foto: versão nvi
Nesta serie de 2 artigos irei relatar resumidamente a vida de Paulo.

Veja o 2° artigo da série, clique aqui

Saulo (Paulo) era descendente de Abraão, Israelita, da tribo de Benjamin (Rm 11.1), ele nasceu em Tarso (Cidade da Cilícia) e foi criado em Jerusalém (At 22.3), tinha cidadania Romana (At 22:25), era fariseu (At 26.5) que era a seita mais severa do judaísmo, ele perseguia a severamente os cristãos, quando Estêvão foi morto ele estava lá consentindo na sua morte (At 8.1), ele perseguia e apoiava a morte dos santos, andava pelas sinagogas para castigar os cristãos e forçá-los a blasfemar, e chegava a ir a cidades estrangeiras afim de persegui-los (At 26.11), em uma ocasião ele ía a Damasco com autorização dos chefes dos sacerdotes, para lá perseguir os cristãos e levá-los à Jerusalém para serem presos (At 22.5), e foi nessa viagem que ele teve o encontro que mudou a sua vida, quando ele ia chegando perto de Damasco, de repente brilhou uma luz vinda do céu (At 9.3), era Jesus que lhe falou: "Saulo, Saulo, por que você me persegue (V. 4), Saulo perguntou:" Quem és tu Senhor "
Ele respondeu: "Eu sou Jesus, a quem você persegue. (v.5 NVI), em seguida fala ele se levantar e entrar na cidade, Saulo levantou do chão sem enxergar nada, ele foi levado para Damasco e por três dias ficou cego, em visão o Senhor ordenou a Ananias (um discípulo) que fosse a casa onde estava Paulo. Ananias  exitou em ir porque sabia que ele era perseguidor da igreja.
Mas o Senhor disse a Ananias: "Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. (At 9.15 NVI)
Ele foi e impôs-lhe as mãos ele voltou a ver e ficou cheio do Espírito Santo, ele então se levantou e foi batizado (v.18).
Após o seu batismo, Paulo passou vários dias com os discípulos em Damasco e começou a pregar nas sinagogas, todos os que o ouviam ficaram perplexos (v.21), porque sabiam que ele perseguia fortemente os seguidores de Cristo. Os judeus então passaram a planejar sua morte, ele então vai à Jerusalém, os discípulos ficam com medo dele, porque não acreditaram que ele havia se tornado um discípulo (At 9.26), então Barnabé o leva aos Apóstolos, e fala do encontro que ele teve com Jesus, e como ele havia pregado o nome de Jesus (v.27).
Paulo foi separado desde o ventre de sua mãe e chamado pela graça de Deus (Gl 1.15), para anunciar o evangelho, principalmente entre os gentios (povos não judeus) e levar o nome do Senhor perante reis e ao povo de Israel (At 9.15), ele fez várias viagens missionárias, passando por vários lugares da Ásia e Europa, pregando e fundando igrejas locais, ele sofreu inúmeros percausos (2 Co 11.23-33), foi o autor de 13 cartas do Novo Testamento.


• A prisão, testemunhos, e a viagem para Roma
Paulo é preso e levado para Roma preso, porque ele estava sendo perseguido pelos judeus que queriam matá-lo. Então ele conta o seu testemunho perante o comandante e a multidão (At 22:1-21). Os judeus tentam armar um plano para matá-lo, mas não dá certo, Paulo é levado para Cesaréia, para o governador, ele se defende perante Félix (At 24.10-21), Félix deixou Paulo na prisão e passaram se dois anos (At 24.27). Festo foi o sucessor de Félix, Festo fala com ele que apela para Cesar, Paulo se defende também perante o rei Agripa (At 26.2-23), e contou o seu testemunho perante ele e os altos oficiais e homens importantes, Agripa fala que se ele não tivesse apelado para César ele seria libertado.

Veja a segunda parte da série

   anúncio
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário bíblico (Tiago 1: 1-18)

O texto a seguir foi extraído do comentário bíblico do Novo Testamento de Matthew Henry em Tiago 1 Versículos de 1 a 11 "O cris...