sábado, 15 de abril de 2017

A Páscoa (p.1) o contexto do povo Israelita

Antes de vermos como foi a instituição da primeira Páscoa, iremos a historia da escravidão e como Deus preparou a libertação do povo de Israel.
Os filhos de Israel se multiplicaram no Egito, então levantou um Faraó, quepara que o povo não crescesse, oprimia o povo com duros trabalhos, pois ele tinha medo de que, em caso de guerra o povo Hebreu os derrotasse. No entanto, apesar da opressão, o povo continuava a crescer, e o povo continuava nos duros serviços.
Então o faraó fala às parteiras para matar os meninos hebreus, no entanto, as parteiras deixaram os meninos vivos.
Moisés nasce, e sua mãe o esconde para não ser morto, ela coloca ele no rio e a filha de Faraó o acha, ela reconhece que um menino dos Hebreus, e sem saber ela entrega ele a sua mãe para criá-lo, e quanto ele era já grande ela o leva para a filha de Faraó a qual o adotou. (Êxodo 2:2-10).
Quando Moisés era adulto, vendo um egípcio ferindo um hebreu, Moisés tira a vida do egípcio, ele foge para Midiã, lá ele casa, e tem um filho.
O rei do Egito morre, o clamor dos filhos de Israel subiu até Deus por causa da servidão, e Deus ouviu o seu gemido, e se lembrou da aliança com Abraão, Isaque e Jacó.
Deus aparece a Moisés na sarça ardente no Horebe, e fala a ele que ouviu o clamor do seu povo, e anuncia o livramento e fala que irá levá-lo para a terra prometida, e ele seria enviado a Faraó para tirar o povo do Egito, Moisés reluta, e Deus o encoraja e o instrui acerca do que ele iria falar a Faraó e como ele deveria agir.
Então Moisés volta para o Egito, ele e Aarão foram falar com Faraó para ele deixar o povo ir, só que ele não permitiu.
Ele foram de novo até o Faraó, Aarão lança a sua vara e ela se torna em serpente, e Faraó chamou os  magos, sábios e encantadores e fizeram o mesmo com os seus encantamentos, entretanto o coração de Faraó se endureceu.

• As pragas
Então o Senhor lançou 10 pragas sobre o Egito;
As águas tornaram-se em sangue.
As pragas das rãs, dos piolhos, das moscas, a peste dos animais, o granizo, a dos gafanhotos, a da escuridão;
O Faraó não deixou o povo ir mesmo com estas pragas estas pragas;
Então Deus anuncia a morte dos primogênitos do Egito.


Publicidade:

Eliom store:


Itemol:

15/04/17

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário bíblico (Tiago 1: 1-18)

O texto a seguir foi extraído do comentário bíblico do Novo Testamento de Matthew Henry em Tiago 1 Versículos de 1 a 11 "O cris...