domingo, 30 de abril de 2017

Como será a ressurreição dos mortos ? (1 Coríntios 15)

Hoje iremos explorar o texto de 1 Coríntios 15, principalmente dos versículos 50 à 58.
Antes de explorar o texto de hoje, iremos ver o contexto do assunto que Paulo escreve, irei resumir no do 1 ao 49.

O Apóstolo escrevendo a igreja de Corinto, começa o assunto lembrando do Evangelho, a morte e da veracidade da ressurreição de Cristo que foi testemunhada por várias pessoas e pelos apóstolos (v. 1-8) ele abre um parênteses no texto para falar do seu apostolado e da graça que Deus agiu com ele (v.9-10).
Ele ressalta sobre a ressurreição de Cristo, porque alguns estavam falando que Cristo não tinha ressuscitado, e dos versículos 11 à 19 ele combate essa falsa ideia utilizando vários argumentos.
Em seguida ele fala sobre o Reino de Deus e que Cristo irá aniquilar todos os inimigos, o último que será aniquilado será a morte (v.23-28).
Depois ele volta a argumentar contra a ideia de que os mortos não ressuscitarão (v.29-34).
Ele então responde as seguintes questões "Como ressuscitarão ? Com que corpo virão ?" (v.35).
Ele faz então as analogias do grão (v.36-38), da carne (v.39) e dos corpos celestes e terrestres (v.40-42).
Volta a usar a analogia da semeadura (v.43-44), fala do terreno e do espiritual (v.45-49).

• Texto chave

50 - Irmãos, eu lhes declaro que carne e sangue já não podem herdar o Reino de Deus, nem o que é perecível pode herdar o imperecível.
51 - Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, 
  52 - num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. 
  53 - Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade. 
  54 - Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: "A morte foi destruída pela vitória". 
  55 - "Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão? " 
  56 - O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 
  57 - Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 
  58 - Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil. (NVI)

Neste texto Paulo fala sobre a ressurreição dos crentes e a transformação dos corpos.
No versículo 50 ele fala que a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus, ou seja, será então necessária a mudança de estado dos nossos corpos.
No 51 ele fala sobre o arrebatamento, quando ele fala "nem todos ele dormiremos", ele usa a figura do sono para se referir a morte, ou seja, nem todos vão morrer, os que estiverem vivos no arrebatamento serão transformados.
(V.52-53) Em um pequeno intervalo de tempo, em um instante a trombeta irá tocar, os mortos irão ressuscitar e os vivos terão os seus corpos corruptíveis transformados em corpos incorruptíveis, o que é mortal irá se revestir de imortalidade então se cumprirá o que está escrito (Oséias 13:14) ou seja a morte será definitivamente derrotada, o aguilhão da morte será derrotado, o aguilhão é aquilo que fere, a Nova Tradução na Linguagem de Hoje deixa claro o sentido do versículo 56,
"O que dá à morte o poder de ferir é o pecado, e o que dá ao pecado o poder de ferir é a lei."

Então teremos a vitória final sobre a morte, e esta vitória foi Deus que nos deu através de Cristo, por isso devemos dar graças a Deus (v.57), e Paulo concluiu exortando os irmãos a continuarem firme e a não se abalarem e continuarem servindo ao Senhor, pois o trabalho deles será recompensado, Esta exortação se aplica a nós também

Estas coisas ocorrerão em breve, o arrebatamento e a ressurreição dos crentes, é preciso está preparado pois para ressuscitar para a vida é necessário crer em Cristo como único Salvador.


Publicidade:




30/04/17

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário bíblico (Tiago 1: 1-18)

O texto a seguir foi extraído do comentário bíblico do Novo Testamento de Matthew Henry em Tiago 1 Versículos de 1 a 11 "O cris...