domingo, 16 de abril de 2017

A Páscoa

Então Deus fala ao povo sobre a celebração da Páscoa;
Êxodo:12;  1 - O Senhor disse a Moisés e a Arão, no Egito:
  2 - "Este deverá ser o primeiro mês do ano para vocês.
E fala para eles falarem a toda a congregação de Israel para que cada um pegassem um cordeiro ou um cabrito, um cordeiro para cada casa (veja Êxodo 12:3-5) e que o sacrificassem, e para pegarem o sangue, e pusessem um pouco de sangue nas laterais e vigas superiores das portas, e naquela noite comessem a carne assada (veja Êxodo 12:8-10);

  "11 - Ao comerem, estejam prontos para sair: cinto no lugar, sandálias nos pés e cajado na mão. Comam apressadamente. Esta é a Páscoa do Senhor." (Êxodo 12:11: NVI)
O Senhor fala que passaria aquela noite, para executar juízo sobre os deuses do Egito.
O sangue nas portas seria o sinal nas casas onde os israelitas estariam, o Senhor passaria e não haveria a praga.

"Êxodo:12;
  14 - "Este dia será um memorial que vocês e todos os seus descendentes o comemorarão como festa ao Senhor. Comemorem-no como decreto perpétuo. 
  15 - Durante sete dias comam pão sem fermento. No primeiro dia tirem de casa o fermento, porque quem comer qualquer coisa fermentada, do primeiro ao sétimo dia, será eliminado de Israel."

Êxodo:12;
  17 - "Celebrem a festa dos pães sem fermento, porque foi nesse mesmo dia que eu tirei os exércitos de vocês do Egito. Celebrem esse dia como decreto perpétuo por todas as suas gerações. (NVI)

• O novo significado da Páscoa em Cristo.

A Páscoa já era um prenúncio do que haveria de ocorrer a Cristo.
O cordeiro representava Jesus, que morreria para pagar os nossos pecados, João Batista declara isto (João 1:29),  o cordeiro que tinha que ser sacrificado deveria ser sem defeito, Cristo não tinha pecado; o sangue; aqueles que em suas casas tivessem o sinal do sangue seriam livrados da morte, hoje todo o que crê em Cristo, no poder do seu sangue é salvo da morte eterna; a Páscoa para o povo de Israel era a celebração da saída e libertação do Egito, da escravidão; Cristo ao morrer na cruz livra da escravidão todo aquele que crê:
Cristo foi crucificado e morto na época da Páscoa:
Jesus, na Ceia da Páscoa, na noite em que foi traído;

I Coríntios:11;  24 - e, tendo dado graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". 
  25 - Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim".

JESUS É O CORDEIRO PASCAL, ELE RESSUSCITOU, VENCEU A MORTE E VIVO ESTÁ !


Publicidade:




16/04/2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário bíblico (Tiago 1: 1-18)

O texto a seguir foi extraído do comentário bíblico do Novo Testamento de Matthew Henry em Tiago 1 Versículos de 1 a 11 "O cris...